domingo, 11 de abril de 2010

A escolha é sua

ESCOLHAS
Texto por: Pr. Felipe Masotti


A história bíblica demonstra que mesmo as mais poderosas manifestações divinas não foram capazes de convencer algumas pessoas do amor de Deus. Muitos viram maravilhas, mas isso não os impediu de se rebelarem. Outros testemunharam a vida e ministério de Jesus, mas se mantiveram longe de seus ensinos. Isso ocorreu também com os fariseus e soldados no momento da ressurreição de Jesus. Nem a mais contundente das manifestações, um poderoso anjo descendo para ressuscitar Jesus, foi capaz de dobrar-lhes o coração. Inventaram a mentira de que os discípulos haviam roubado o corpo durante o sono dos guardas. Quanta incoerência! Como homens iletrados, pescadores, poderiam rolar uma pedra de quase 1 tonelada sem guardas treinados perceberem?

A ressurreição de Cristo assegurou vida a todos os que quisessem, porém a escolha daqueles homens fez com que a vida se transformasse em morte, morte espiritual. Existem, nos escritos de João, três palavras para vida. A primeira é “bios”, de onde vem a nossa palavra biologia. João utiliza essa palavra para falar da vida contaminada pelo pecado. A segunda palavra é “psiquê”, origem de nossa palavra psicologia. Seu significado é “vida mortal”, aquela que vivemos nesse mundo. A terceira palavra é “dzoê”. Nossa palavra zoológico vem dessa raiz. O significado de dzoê para João é “vida eterna”. Quando traduzimos para o português, o fazemos passando as três para nossa conhecida palavra “vida”. Mas perceba como João as utiliza nesse verso:

Quem ama a sua vida (psiquê), perdê-la-á, mas quem odeia a sua vida (psiquê) nesse mundo, guardá-la-á para a vida (dzoê) eterna. João 12:25

O apóstolo amado está dizendo: se você ama essa vida daqui (psiquê), aquela que vivemos nesse mundo, até essa você perderá. Mas se, de outro modo, você odeia essa vida daqui (psiquê), você vai guardá-la para a vida (dzoê) eterna, aquela que viveremos no céu. Assim ele nos está dizendo que devemos viver com a esperança da futura vida eterna!

Mas a grande questão é que, embora Deus haja assegurado a vida eterna para todos, somos nós que escolhemos aceita-la ou não. Querido, Deus lhe concedeu o maior dos poderes do universo abaixo dEle: o livre-arbítrio. Esse poder pode inclusive “parar” a Deus. Isso mesmo, parar a Deus! Com ele podemos dizer para Deus não nos influenciar! Com ele podemos negar a atuação do Espírito Santo! Com ele podemos, mesmo vendo o mar se abrir, negar que Deus existe! Com ele podemos ver a tumba vazia, e mentir para acomodar nossa consciência! Com ele eu posso contemplar a criação de Deus e dizer que isso tudo é fruto de uma explosão! Com Ele eu posso ser um jovem que há anos ouço do amor de Deus, mas que não me entrego ativamente a Jesus! Com ele eu posso já ter tantas vezes negado o convite de Jesus que me sinto incapaz de aceita-lo novamente!

Jovem, Deus é poderoso para quebrar nosso livre arbítrio. Ele pode sim ir contra nós. Mas o Deus da Bíblia escolheu dar esse poder para suas criaturas, porque em sua bondade quer que elas O adorem de coração. A tumba vazia lhe assegura a vida eterna, lhe assegura também a vitória sobre o pecado. Por favor, escolha estar ao lado da vida. A vida a que me refiro é a vida Eterna!

Nenhum comentário:

Postar um comentário