domingo, 11 de abril de 2010

Isaque e Jesus

Isaque: Profecia Viva de Jesus
Texto por: Pr. Luiz Gustavo Assis

O interesse do mundo voltou para as profecias. Motivo: o filme 2012, que nada mais é do que mais um filme sobre o fim do mundo (... sempre a mesma história)! Profecias assim sempre existiram, mas não é sobre estas que eu gostaria de falar.
Imagine se a sua vida fosse uma profecia. Boa parte dos seus atos seriam um anúncio de algo que um dia irá ocorrer. Você seria uma profecia ambulante! Sabia você que assim foi a vida de Isaque. Há diversos episódios na vida deste personagem que anunciavam fatos importantes da vida do Messias prometido. Veja alguns deles:

1) o nascimento – o nascimento de Isaque foi um milagre, já que sua mãe era estéril e seu pai tinha quase 100 anos. Este fato era um indicativo que o nascimento do Messias não seria de uma maneira natural, como de fato foi, já que sua mãe era virgem!

2) No capítulo 22 de Gênesis, quando Abraão foi sacrificá-lo, ele foi submisso e não ousou em momento algum negar a si mesmo como uma oferta a Deus. O mesmo aconteceu com Jesus durante sua trajetória até o calvário. Ele não abriu a sua boca.

3) Foi Isaque quem carregou a lenha para o sacrifício. Da mesma forma, Cristo Jesus carregou a sua cruz.

4) Abraão cria que Deus era poderoso para ressuscitar Isaque dos mortos, tanto é que no vs. 8 (Gênesis 22), ele diz aos seus servos: “depois que terminarmos nossa adoração, voltaremos para junto de vocês”. Como assim voltaremos? Em Hebreus 11 lemos que Abraão tinha fé na ressurreição de Isaque. Isto de alguma forma sugeria aos primeiros leitores da Bíblia que o Messias daria sua vida e depois voltaria dos mortos.

5) Finalmente, no capítulo 22 de Gênesis temos o local onde o Messias seria oferecido como oferta pelo pecado. O monte Moriá na Bíblia é mencionado pelo nome YHWH Yr’eh (ou Javé Jirê), que significa “O SENHOR proverá”. Na realidade temos aqui uma referência a Jerusalém (Yerushalem) que significa “Será provida paz”. Anos mais tarde, Cristo Jesus morreu do lado de fora desta cidade, cumprindo assim mais um elemento da profecia viva que era Isaque.

Deixando de lado todos os aspectos bíblicos e teológicos desta nossa lição, pense por um momento em que tipo de mensagem você tem transmitido aos seus amigos e familiares a respeito do seu Deus. Isaque anunciava Jesus através da sua vida, e quem está sendo anunciado através de você?

Nenhum comentário:

Postar um comentário