terça-feira, 30 de março de 2010

Paz em meio a dor

Paz em meio à dor
Texto por: Rita Soares

Existe momentos em nossa vida que achamos que a dor e o sofrimento são maiores do que podemos suportar. Talvez a dor pela morte de um familiar ou amigo, um acidente que o tenha imobilizado, uma separação familiar traumática. Quando algo assim acontece, geralmente temos a tendência de achar que não vamos conseguir superar, que Deus não nos ama mais, e que não vale mais a pena sofrer. Nessa hora, esperança e confiança em Deus podem parecer apenas palavras.

Mas Deus não nos deixa em meio a esse sofrimento sozinhos. A Bíblia está repleta de passagens que evidencia o quanto Deus se preocupa com seus filhos e o que Ele está disposto a fazer para resgatá-los. No entanto, o tempo de Deus não é o nosso tempo, nem os planos dEle iguais aos nossos. Além disso, nem sempre estamos dispostos a fazer o que é melhor para nós, e por isso, as conseqüências surgem mesmo depois de muito tempo. Se conseguíssemos entender essa verdade completamente...

Talvez a passagem mais significativa num momento de dificuldade seja Romanos 8:28: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus". Quanto Paulo fala que coopera para o bem? Ele não diz "todas as coisas boas" ou "somente as coisas boas", mas "todas as coisas". O que isso significa na prática? Que Deus não nos ama tanto assim e por isso coisas ruins acontecem em nossa vida?

De forma alguma! O amor de Deus por nós é algo que não tem como ser questionado, pois Ele deixou provas mais que suficientes do quanto nos ama. O mal não vem de Deus, mas Ele tem a capacidade de transformar coisas más em bênçãos. Em realidade, Deus é especialista em recuperar vidas destroçadas, em reabilitar mentes debilitadas, em curar feridas dolorosas. Mas para que isso aconteça, precisamos crer nEle, crer em Seu amor por nós, em Sua sabedoria para conduzir nossa vida.

Outra passagem maravilhosa é 1 Coríntios 10:13: "Não nos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar". Deus restringe a tentação que Satanás lança sobre nós, a fim de que naquilo que não podemos suportar, não sejamos tentados. Percebe que ficamos assim sem desculpa por ceder à tentação?

Em 2 Coríntos 1:4 lemos o seguinte: "É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus". Ao passarmos por uma situação difícil e vencer, podemos nos tornar um canal de bênção para outros, pois sabemos o que aquela dor significa.

Outro texto que quero compartilhar é Filipenses 4:11-13: "[...] aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece". Paulo foi um homem que se recusou a desistir quando as coisas não eram boas, e permitiu que Deus agisse em sua vida ajudando-o a se fortalecer a cada nova situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário